A importância da continuidade


* Juvenal Azevedo - Fundador e Diretor da JAC

Assessores de imprensa e publicitários certamente já se depararam, muitas vezes, com clientes que buscam desesperadamente resultados imediatos. Essa sofreguidão revela, logo de cara, um cliente mal informado quanto ao papel da comunicação de massa no marketing ou na política de relações públicas da empresa ou pessoa física.
Pessoa física mal informada é, por exemplo, o candidato a um cargo eletivo que decide lançar mão da comunicação nos últimos dias da campanha eleitoral, crente que sua assessoria e sua agência de publicidade poderão operar o milagre de elegê-lo em algumas semanas ou meses, esquecendo-se de que a duração de uma campanha a vereador ou a deputado tem início ao começar sua vida de cidadão adulto e que precisaria de apoio profissional de comunicação, no mínimo, de dois a quatro anos antes do pleito.
Outro tipo de cliente problemático é o profissional liberal, especialmente médicos e dentistas, padecedores quase todos do mesmo mal que acomete em geral os políticos: o açodamento na busca de resultados rápidos.
Uma das coisas que procuro esclarecer a nossos novos clientes é a diferença entre assessoria de imprensa e a publicidade ou propaganda. Outro esclarecimento que faço também de imediato é sobre o volume da divulgação na mídia: como não sou dono nem herdeiro de veículo algum, não tenho como prometer a inserção de notícia em nenhum deles, do mais humilde jornal de bairro ao recordista de ibope na TV.
Como complemento dessa informação, em tese restritiva ao nosso negócio (em termos, já que a honestidade é sempre a melhor política), acrescento que, mesmo que consigamos divulgar com rapidez e boa quantidade na mídia as peculiaridades do negócio do cliente, ainda assim não temos como garantir êxito comercial a seu empreendimento, uma vez que a assessoria de imprensa não substitui a publicidade. Nem vice-versa. São duas ferramentas distintas, cada uma eficaz em seu papel, desde que sejam bem manuseadas, isto é, trabalhadas com profissionalismo.
A assessoria de imprensa é adequada para ajudar a divulgar a política empresarial do cliente, suas preocupações e comportamentos sociais, econômicos e ambientais, colaborando dessa forma para melhorar sua imagem de marca junto a seus clientes, possíveis clientes, formadores de opinião (aí incluída a própria imprensa), meios financeiros e governamentais. Não está comprometida em promover vendas, embora, muitas vezes, a divulgação correta acabe resultando em melhorias no marketing share.
Já a publicidade ou propaganda tem por objetivo o estímulo à compra ou a promoção de vendas lato sensu, mas, dependendo dos meios e das mensagens utilizadas, colabora também para a formação e melhoria da imagem da empresa.
Portanto, se você está inclinado a contratar uma assessoria de imprensa e/ou uma agência de propaganda para conseguir resultados milagrosamente rápidos, não o faça: é jogar dinheiro fora. Mas, se você pretende incorporar ao seu budget uma verba permanente de comunicação, visando obter efeito cumulativo com resultados a médio e a longo prazo, não perca mais tempo: contrate já a sua assessoria e a sua agência.
Como costumamos dizer, a continuidade na comunicação é que é a verdadeira alma do negócio.

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