Todos amam a internet

* Juvenal Azevedo – Fundador e diretor da JAC

A internet já é hoje o mais importante veículo de comunicação do Brasil.
Vamos repetir, para não deixar dúvidas: a internet já é hoje o mais importante veículo de comunicação do Brasil.
Tirando as chamadas exceções honrosas ou exceções de praxe, como um capítulo final da novela das nove na Globo, uma final de campeonato com a presença do Corinthians, do Flamengo ou da Seleção Brasileira e outros poucos tipos de evento, a internet dá as cartas e joga de mão no nosso dia-a-dia.
Os números são de impressionar: o número de brasileiros conectados à web, a partir das suas casas, chegou ao recorde de 23 milhões de usuários, acima de 40% mais que no ano passado, segundo dados do Ibope/NetRatings.
Paralelamente, o total de internautas, aí incluídos residências, locais de trabalho, escolas, cybercafés, lan houses, bibliotecas, telecentros etc., superou a marca de 40 milhões de usuários.
Pela 3ª edição do levantamento sobre internet da F/Nazca, realizado com apoio operacional do Datafolha, o Brasil tem 64,5 milhões de internautas com mais de 16 anos. Do total, 55% já incluíram algum conteúdo na rede, 51% citam a busca de informação como principal motivo da navegação e 48% levam em consideração a opinião de seus pares publicada na internet antes de efetuar uma compra. Além disso, 26% deles já publicaram opinião e 20% fizeram reclamação online sobre algum produto ou serviço.
O estudo apontou ainda que o ativismo do consumidor com acesso à internet aumenta, quanto maior forem a renda e a escolaridade. Entre os internautas com ensino superior completo, por exemplo, 45% já publicaram opinião sobre produto ou serviço. E os dados ganham mais relevância quando se leva em consideração o fato de que a assiduidade é um dos pontos mais marcantes do perfil de navegação no Brasil: 87% dos internautas entram na rede pelo menos uma vez por semana e 38% o fazem todos os dias.
E esses números devem sofrer a curto prazo uma grande elevação, pois, de acordo com o Ibope/NetRatings, a vinda da classe C para a internet deve aumentar consideravelmente o crescimento da web brasileira.
A internet criou facilidades nunca antes imaginadas para a realização de pesquisas sobre os mais variados e inusitados assuntos. E quando o assunto é a internet, está provado na prática que é preciso deixar de lado uma postura reativa e tratar de encarar o desafio de descobrir maneiras criativas de usar a web para torná-la uma ferramenta do pensar transformador.
Na área da comunicação social, as potencialidades da web ainda estão sendo descobertas. Sites, blogs e comunidades virtuais são apenas o início de uma caminhada de mil, de um milhão ou de um bilhão de passos, já que são apenas ferramentas cujo maior mérito é puxar outras, de forma a conduzir a imaginação ao poder. Sem limites para a criatividade, a originalidade, a ousadia.

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